Trabalhos

|Modelo Fórum Caso Clínico | Modelo Fórum Cientifico

  1. Das Normas Gerais de Submissão:

1.1 Os temas apresentados deverão ser obrigatoriamente relacionados à Odontologia nas seguintes áreas, categorias e modalidades:
 
Áreas de trabalho:

  • Acupuntura em Odontologia;
  • Anatomia;
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
  • Dentística;
  • DTM e Dor Orofacial;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia;
  • Histologia/Embriologia;
  • Homeopatia em Odontologia;
  • Implantodontia;
  • Imunologia;
  • Materiais Dentários;
  • Microbiologia;
  • Oclusão;
  • Odontogeriatria;
  • Odontologia do Esporte;
  • Odontologia do Trabalho;
  • Odontologia Hospitalar;
  • Odontologia Legal;
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia;
  • Ortopedia Funcional dos Maxilares;
  • Patologia bucal;
  • Periodontia;
  • Prótese Buco-Maxilo-Facial;
  • Prótese Dentária;
  • Radiologia Odontológica e Imagenologia;
  • Saúde Coletiva e da Família;
  • Terapias Complementares em Odontologia;

 
Categorias: Acadêmico e profissional.
 
Modalidades: Oral (Fórum científico, Fórum clínico e Tema livre) e Painel (Pesquisa científica concluída, Relato de caso clínico e Revisão de literatura).
 
1.2 Prazo para submissão: 18 de dezembro de 2017 a 1 de abril de 2018. A lista de trabalhos selecionados será divulgada a partir do dia 30 de abril de 2018 no site do evento
 
1.3 Todas as inscrições de trabalho deverão ser realizadas on-line, através do site do VI Congresso Internacional de Odontologia do Ceará;
 
1.4 O trabalho somente será enviado para avaliação, quando atender às normas especificas de formatação estabelecidas para a categoria escolhida e mediante a comprovação do pagamento de inscrição ao evento por parte do primeiro autor do trabalho;
 
1.5 Todos os trabalhos apresentados por estudantes (acadêmicos), obrigatoriamente, deverão ser orientados por profissionais/professores.
 
1.6 Os trabalhos terão no máximo 04 autores (sendo 01 autor/apresentador, 02 co-autores e 01 orientador). Os nomes dos autores deverão ser escritos por extenso, não abreviados e já na ordem de publicação.
 
1.7 Caso haja impossibilidade de o apresentador comparecer ao evento, deve ser designado um dos co-autores para proceder a apresentação, devendo este(a) estar necessariamente inscrito no Congresso.
 
1.8 Caso o trabalho em formato de Apresentação Oral não seja aceito, no ato da submissão do resumo, o autor terá como opção o remanejamento para formato de Painel, mediante aprovação da Comissão Científica. Para tal, será necessário fazer a opção no momento da inscrição do trabalho.
 
1.9 Trabalhos inscritos fora das normas gerais e específicas propostas serão automaticamente desclassificados pela Comissão Científica do evento.
 
1.10 Os trabalhos enviados serão previamente avaliados e selecionados por uma comissão de professores, devidamente credenciados pela Comissão Científica, distribuídos por área de conhecimento, tendo como base o resumo submetido para avaliação.
 
1.11 Local, data e horário de apresentação serão comunicados online no site do evento a partir do dia 7 de maio de 2018.
 
1.12 Considera-se, a partir do ato da inscrição do trabalho, que os autores aceitam as condições de publicação do resumo do trabalho por meio impresso, digital e/ou via Internet, não cabendo garantia de qualquer direito autoral ou de uso de imagem aos autores.
 
1.13 A Comissão Científica não se obriga a emitir parecer e nem justificativas sobre a não seleção de trabalhos inscritos, uma vez que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho.
 
1.14 O número limite de trabalhos a ser submetido por cada apresentador/autor é 3. Contudo, o mesmo poderá participar de outros trabalhos como co-autor.
 

  1. Da Categoria Painel:

 
2.1 O trabalho ficará exposto por todo o turno, devendo o apresentador permanecer no local fixado, na hora determinada e discutir o seu trabalho com os interessados, com o tempo de apresentação de, no máximo, 10 minutos para a banca examinadora, com 5 minutos de arguição pela mesma.
 
2.2 Os resumos deverão ser redigidos em Português;
 
2.3 O resumo do trabalho deverá ser preenchido on-line e conter no mínimo 1400 e no máximo 2000 caracteres com espaços. O resumo do trabalho deverá ser escrito com letra Times New Roman, tamanho 12 e espaço simples
 
2.4 O título deverá ser digitado em letras maiúsculas com no máximo 140 caracteres.
 
2.5 As apresentações deverão ser realizadas no idioma Português;
 
2.6 O resumo deverá ser dividido em Introdução, Objetivo, Metodologia (Quando necessário), Relato de Caso/Revisão de Literatura/Resultados e Considerações Finais, sendo explicitados no resumo, em texto corrido, sem tabulações nem divisão de parágrafos;
 
2.7 A ausência do apresentador no momento da apresentação aos avaliadores configurará desclassificação do trabalho.
 
2.8 Sugere-se que o painel contenha no mínimo 05 (cinco) referências bibliográficas atualizadas, seguindo as normas da ABNT.
 
2.9 O título do painel deverá ser o mesmo descrito quando do envio do resumo e apresentar-se em letras maiúsculas. Os nomes dos autores deverão vir logo abaixo do título escrito, em letras menores, seguidos dos nomes das instituições de afiliação, cidade e estado. Sugere-se que seja colocado o e-mail de contato do autor principal ou do local de realização do trabalho.
 
2.10 Deverão ser utilizados desenhos, gráficos, tabelas, letras, entre outros, em tamanho compatível com a observação e leitura, no mínimo a 01 metro de distância.
 
2.11 A confecção do painel será de total responsabilidade dos autores do trabalho.
 
2.12 À banca avaliadora, composta por dois membros, caberá a escolha do melhor trabalho na respectiva categoria, o qual será premiado em evento de encerramento científico.
 
 
 

  1. Da Categoria Fórum Clínico:

 
3.1 Os trabalhos inscritos a esta categoria concorrerão ao Prêmio Prof. José Mario Mamede (Categorias acadêmico e profissional).
 
3.2 O trabalho submetido a esta categoria deverá ser ORIGINAL. Entende-se por original um trabalho que não tenha sido apresentado ou publicado em qualquer evento científico de abrangência nacional ou internacional (excluindo encontros institucionais), ou em qualquer periódico de cunho nacional ou internacional.
 
3.3 Para a inscrição nesta categoria, o candidato deverá enviar um resumo expandido em português. Este resumo expandido de, no máximo 4 páginas, deve conter: Introdução, Objetivo, Relato de Caso, Discussão, Conclusões e Referências. Tabelas e Figuras podem ser incluídas, se necessárias.
 
3.4 O resumo expandido deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples, seguindo o layout presente no link a seguir. (Disponibilizar o link do modelo)
 
3.5 Durante o processo de submissão do trabalho, inicialmente o autor deverá submeter um resumo convencional de, no máximo, 2000 caracteres com espaços. E, imediatamente após o envio deste, submeter o arquivo completo em formato PDF em anexo. A não submissão do arquivo completo em anexo acarretará na desclassificação do trabalho.
 
3.6 Serão selecionados 8 trabalhos acadêmicos e 8 trabalhos profissionais.
 
3.7 O tempo para apresentação será de, no máximo, 20 minutos, mais 10 minutos disponibilizados para arguição da banca examinadora e do público presente. O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada.
 
3.8 Em caso de exceder o tempo máximo, a apresentação poderá ser automaticamente INTERROMPIDA se a banca examinadora julgar necessário, ocorrendo perda de pontos no julgamento do trabalho.
 
3.9 À banca avaliadora, composta por três membros, caberá a escolha dos três melhores trabalhos na respectiva categoria, os quais serão premiados em evento de encerramento científico.
 
3.10 A avaliação terá os pesos a seguir mencionados: 20% para o resumo expandido, 40% para a apresentação oral e 40% para a arguição. Os critérios de avaliação serão: 1) originalidade do caso, 2) qualidade das imagens do caso, 3) relevância e raridade do caso, 4) qualidade da apresentação oral, 5) domínio sobre o tema apresentado.
 
3.11 O apresentador deverá trazer sua apresentação obrigatoriamente no seu notebook. Não serão aceitos trabalhos em disquete, CD-ROM, pen-drive, iPad ou quaisquer outros meios.
 
3.12 Pelo menos 05 referências bibliográficas atualizadas (artigos científicos) deverão ser apresentadas ao final da apresentação seguindo as normas da ABNT.
 
3.13 A Comissão Organizadora do evento disponibilizará apenas o projetor multimídia com saída HDMI.
 
Para baixar o modelo clique aqui
 

  1. Da Categoria Fórum Científico:

 
4.1 Os trabalhos inscritos a esta categoria concorrerão ao Prêmio Prof. George Barros Leal (Categorias acadêmico e profissional).
 
4.2 O trabalho submetido a esta categoria deverá ser ORIGINAL. Entende-se por original um trabalho que não tenha sido apresentado ou publicado em qualquer evento científico de abrangência nacional ou internacional (excluindo encontros institucionais), ou em qualquer periódico de cunho nacional ou internacional.
 
4.3 Para a inscrição nesta categoria, o candidato deverá enviar um resumo expandido em português. Este resumo expandido de, no máximo 4 páginas, deverá conter: Introdução, Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. Tabelas e Figuras podem ser incluídas, se necessárias.
 
4.4 O resumo expandido deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples, seguindo o layout presente no link a seguir. (Disponibilizar o link do modelo)
 
4.5 Durante o processo de submissão do trabalho, inicialmente o autor deverá submeter um resumo convencional de, no máximo, 2000 caracteres com espaços. E, imediatamente após o envio deste, submeter o arquivo completo em formato PDF em anexo. A não submissão do arquivo completo em anexo acarretará na desclassificação do trabalho.
 
4.6 Serão selecionados 8 trabalhos acadêmicos e 8 trabalhos profissionais.
 
4.7 O tempo para apresentação será de, no máximo, 20 minutos, mais 10 minutos disponibilizados para arguição da banca examinadora e do público presente. O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada.
 
4.8 Em caso de exceder o tempo máximo, a apresentação poderá ser automaticamente INTERROMPIDA se a banca examinadora julgar necessário, ocorrendo perda de pontos no julgamento do trabalho.
 
4.9 À banca avaliadora, composta por três membros, caberá a escolha dos três melhores trabalhos na respectiva categoria, os quais serão premiados em evento de encerramento científico.
 
4.10 A avaliação terá os pesos a seguir mencionados: 20% para o resumo expandido, 40% para a apresentação oral e 40% para a arguição. Os critérios de avaliação serão: 1) originalidade e desenho do estudo, 2) qualidade dos resultados produzidos, 3) adequação dos métodos de análise adotados, 4) mérito científico do trabalho, 5) qualidade da apresentação oral, 6) domínio sobre o tema apresentado.
 
4.11 O apresentador deverá trazer sua apresentação obrigatoriamente no seu notebook. Não serão aceitos trabalhos em disquete, CD-ROM, pen-drive, iPad ou quaisquer outros meios.
 
4.12 Pelo menos 05 referências bibliográficas atualizadas (artigos científicos) deverão ser apresentadas ao final da apresentação seguindo as normas da ABNT.
 
4.13 A Comissão Organizadora do evento disponibilizará apenas o projetor multimídia com saída HDMI.
 
Para baixar o modelo clique aqui
 

  1. Da Categoria Tema Livre:

 
5.1 Nesta categoria poderão ser inscritos trabalhos de cunho livre como: casos clínicos, revisões de literatura, projetos de pesquisa, atividades de extensão, relatos de experiência, pesquisas científicas, dentre outros.
 
5.2 Os resumos deverão ser redigidos em Português;
 
5.3 O resumo do trabalho deverá ser preenchido on-line e conter no mínimo 1400 e no máximo 2000 caracteres com espaços. O resumo do trabalho deverá ser escrito com letra Times New Roman, tamanho 12 e espaço simples
 
5.4 O título deverá ser digitado em letras maiúsculas com no máximo 140 caracteres.
 
5.5 O resumo deverá ser dividido em Introdução, Objetivo, Metodologia (Quando necessário), Relato de Caso/Revisão de Literatura/Resultados e Considerações Finais, sendo explicitados no resumo, em texto corrido, sem tabulações nem divisão de parágrafos;
 
5.6 As apresentações deverão ser realizadas no idioma Português;
 
5.7 O tempo para apresentação será de, no máximo, 15 minutos, mais 5 minutos disponibilizados para discussão com o público presente. O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada;
 
5.8 A ausência do apresentador no momento da apresentação aos avaliadores configurará desclassificação do trabalho;
 
5.9 Sugere-se que a apresentação contenha, no mínimo, 05 (cinco) referências bibliográficas atualizadas, seguindo as normas da ABNT;
 
5.10 Nesta categoria não haverá banca avaliadora, sendo a discussão restrita aos congressistas presentes na sala após a apresentação.
 
 

Submeta sua inscrição de trabalho

Compartilhar com